Logo Jornal Razão
Publicidade

Atleta trans participa de modalidade feminina em Olimpíadas de Tijucas

Atleta inscrita em quatro modalidades das Olimpíadas Interbairros afirma que foi bem recebida pelas adversárias e diz que a polêmica surgiu fora da competição.

Atleta trans participa de modalidade feminina em Olimpíadas de Tijucas
Foto: Reprodução

Um conteúdo publicado por um portal acabou gerando repercussão nas redes sociais ao abordar a participação de uma atleta transexual nas Olimpíadas Interbairros de Tijucas. A publicação sugeria a existência de uma polêmica em torno do caso.


A atleta citada é Antonella de Souza, inscrita pela equipe Universitário em quatro modalidades do naipe feminino. Conforme a organização da competição, o registro foi realizado de forma regular junto à Fundação Municipal de Esportes (FME).


Para participar dos jogos, Antonella apresentou toda a documentação exigida pela organização, incluindo certidão de nascimento com retificação de gênero, documento que, perante a legislação brasileira, a reconhece como mulher.

Capa do vídeo do YouTube


A competidora também informou aos organizadores que realiza acompanhamento hormonal há cerca de quatro anos, período em que busca equilibrar os níveis hormonais. Segundo ela, os níveis atuais de testosterona estão dentro do padrão considerado feminino.


A própria atleta afirma que não houve qualquer problema durante os jogos e que a repercussão surgiu após a publicação do conteúdo.

Receba as notícias no WhatsAppEntrar


De acordo com Antonella, a tentativa de criar polêmica não reflete o clima dentro da competição. Ela afirma que foi bem recebida pelas demais atletas e pelas equipes, sem episódios de desentendimento.

  • competição esportiva
  • destaque
  • esporte comunitário
  • esporte feminino
  • FME Tijucas
Grupo de WhatsApp · Tempo real

Santa Catarina no seu WhatsApp

Entre no grupo oficial do Jornal Razão. As principais manchetes do dia, direto no seu aparelho. Sem spam.

Entrar no grupo
+48 mil catarinenses já acompanham