Logo Jornal Razão
Publicidade

“Não interessa que cor ele tem”: governador de SC defende cotas para os mais pobres em universidades

Jorginho Mello defende que acesso ao ensino superior deve priorizar renda e não raça

“Não interessa que cor ele tem”: governador de SC defende cotas para os mais pobres em universidades
Foto: Reprodução

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), defendeu nesta quarta-feira (18) que o critério para acesso ao ensino superior deve ser a condição financeira do estudante, e não características como raça ou aparência. A declaração foi feita durante o Seminário Governo & Cidadania, realizado na Igreja Embaixada do Reino de Deus, em Balneário Camboriú, diante de prefeitos, lideranças evangélicas e empresários.

Ao falar sobre o programa Universidade Gratuita, que custeia a faculdade de alunos carentes em universidades comunitárias de Santa Catarina, Jorginho Mello foi direto. “Não interessa se é mais gordinho, mais magrinho, sei lá, que cor ele tem, não interessa. É por dificuldade. Essa é a melhor cota, é a dificuldade, é a pobreza”, afirmou o governador.

A fala aconteceu no contexto em que Mello comparou a realidade de estudantes de diferentes classes sociais na disputa por vagas no ensino superior. Segundo o governador, o sistema atual favorece quem tem mais condições financeiras. “Quem tem condições de fazer um bom cursinho não trabalha, toma café quente, toma iogurte de manhã, a mãe contrata professor pra dar reforço. Ele passa na universidade federal. O outro acorda cedo pra ir trabalhar, muitas vezes ele não passa”, argumentou.

Jorginho Mello citou a própria trajetória para reforçar o argumento. Disse que fez duas faculdades pagando por conta própria e usou a experiência pessoal para justificar a política pública adotada pelo governo do estado.

O governador destacou que Santa Catarina é o único estado do Brasil que paga integralmente a faculdade de alunos carentes por meio do programa Universidade Gratuita. O estado conta com um sistema de quatorze universidades comunitárias, que Mello classificou como “o melhor do Brasil”. “O programa Universidade Gratuita permite que o aluno corra atrás dos seus sonhos. Seja pra ser médico, engenheiro, dentista, a profissão que escolheu”, afirmou.

Publicidade

Ainda sobre educação, o governador anunciou que o estado vai formar cinquenta mil alunos em cursos técnicos gratuitos neste ano, em parceria com o Senai. “Mas formar com uma profissão, não é formar pra trabalhar na Lua, na NASA. É pra trabalhar na região, botar um dinheirinho no bolso”, disse.

Receba as notícias no WhatsAppEntrar

O evento em Balneário Camboriú também foi marcado por uma oração do Pastor Léo em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e por elogios à gestão estadual. O governador aproveitou o seminário para fazer um balanço de sua administração, citando avanços em infraestrutura, educação e geração de emprego.

Capa do vídeo do YouTube
  • Balneário Camboriú
  • cotas
  • educação
  • ensino superior
  • Jorginho Mello
Grupo de WhatsApp · Tempo real

Santa Catarina no seu WhatsApp

Entre no grupo oficial do Jornal Razão. As principais manchetes do dia, direto no seu aparelho. Sem spam.

Entrar no grupo
+48 mil catarinenses já acompanham