Os motoristas que utilizam a BR-116 em Santa Catarina passaram a pagar mais caro no pedágio a partir da 0h desta sexta-feira (19). O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e atinge os trechos administrados pela concessionária Autopista Planalto Sul.
Com a atualização, a tarifa básica para automóveis, caminhonetes e furgões passou a ser de R$ 8,90. O novo valor é válido nos três postos de cobrança instalados no estado e integra o reajuste anual previsto no contrato de concessão da rodovia.
Segundo a ANTT, o aumento considera a correção inflacionária medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que acumulou variação positiva de 4,46% no período utilizado como base de cálculo. A atualização também reflete cláusulas contratuais que preveem ajustes periódicos nas tarifas.
Em Santa Catarina, os pontos de pedágio da BR-116 estão localizados no quilômetro 82, em Monte Castelo, no Norte do estado; no quilômetro 152, em Santa Cecília, no Meio-Oeste; e no quilômetro 233, em Correia Pinto, na região da Serra catarinense.
A concessionária informa que os usuários podem efetuar o pagamento em dinheiro, cartão de débito ou por aproximação (contactless), modalidade disponível nas praças de pedágio.
De acordo com a Autopista Planalto Sul, os recursos arrecadados com a cobrança são destinados a obras de melhoria e modernização da rodovia, além do custeio de serviços oferecidos aos usuários, como resgate, atendimento pré-hospitalar, socorro mecânico e manutenção do sistema de monitoramento da via. Esses serviços funcionam 24 horas por dia, ao longo de toda a semana.
Além de Santa Catarina, o reajuste também foi aplicado em praças de pedágio da BR-116 localizadas no Paraná, nos municípios de Fazenda Rio Grande e Rio Negro, que integram o mesmo contrato de concessão.

Fonte: G1












