Logo Jornal Razão
Publicidade

Deputado Ismael garante R$ 10 milhões para reabertura histórica do Hospital da Furb em Blumenau

Reabertura do HU amplia atendimento no SUS em Blumenau e inicia operação com pronto-atendimento 24h, exames e cirurgias a partir desta segunda (17).

Deputado Ismael garante R$ 10 milhões para reabertura histórica do Hospital da Furb em Blumenau
Foto: Reprodução

Blumenau vive um dos capítulos mais relevantes de sua história recente na área da saúde. A reabertura do Hospital Universitário da Furb (HU), agora sob gestão do Instituto Maria Schmitt (Imas), marca uma expansão inédita na capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. O início dos atendimentos ocorreu nesta segunda-feira (17), com promessa de impacto imediato e duradouro para a população.

O movimento político que permitiu a retomada da estrutura teve protagonismo do deputado federal Ismael, que garantiu R$ 10 milhões no Orçamento Federal para viabilizar o novo hospital. Durante a inauguração do Hospital IMAS — etapa central da reestruturação — Ismael destacou a relevância do momento:

“Que dia histórico! Concretizamos hoje a parceria entre a Prefeitura de Blumenau, a FURB, o Instituto IMAS e a nossa atuação parlamentar em Brasília garantindo no Orçamento Federal 10 milhões de reais para um novo hospital na cidade”, afirmou.
Segundo ele, a nova estrutura representa “um centro de excelência onde a arte de curar andará lado a lado com a ciência e o amor ao próximo”.

O deputado também reforçou os serviços que passam a ser ofertados imediatamente: pronto-atendimento 24 horas, centro de diagnóstico e imagem, raio-X, tomografia, ultrassonografia, exames laboratoriais, leitos modernos de internação e salas cirúrgicas com capacidade para até 600 cirurgias mensais em cirurgia geral, ortopedia, urologia e cirurgia vascular. “Enfim, este hospital vem pra amenizar a dor de quem sofre, lembrando que todos estes serviços terão atendimento SUS. O novo hospital é um compromisso que eu assumi e cumpri”, concluiu.

Pronto-atendimento ampliado e 5 mil atendimentos mensais

Publicidade

A reabertura do HU reforça de forma expressiva a rede pública de Blumenau. Só no pronto-socorro, a previsão é de até 5 mil atendimentos por mês, representando um incremento de aproximadamente 30% na oferta municipal. Ao todo, serão 16 leitos de internação e um centro cirúrgico equipado com duas salas, preparado para ampliar tanto procedimentos eletivos quanto ambulatoriais. O município investirá cerca de R$ 1 milhão para ampliar a realização de cirurgias.

A estrutura também contará com tomografia — prevista para instalação até o fim de 2025 — sala para ressonância magnética, laboratório terceirizado e um centro avançado de diagnóstico por imagem.

Marco histórico para Blumenau

O prefeito Egidio Ferrari classificou a entrega como um divisor de águas para o sistema de saúde local. “O que estamos concretizando hoje é um marco histórico para Blumenau, transformando o Hospital Universitário em uma solução real para a nossa cidade”, afirmou.

Publicidade

O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, destacou que a nova estrutura ajudará a reduzir filas e agilizar diagnósticos, reforçando convênios para a realização de exames de imagem.

Integração entre ensino, pesquisa e atendimento

Além do impacto direto na rede SUS, o Hospital Universitário também fortalecerá a formação acadêmica. O espaço será integrado aos cursos de graduação e pós-graduação da Furb, tornando-se um polo relevante para ensino, pesquisa e desenvolvimento científico.

Localizado no Campus 5 da Furb, na Rua Samuel Morse, 768, o HU passa a compor oficialmente a estrutura hospitalar do município como uma das principais entregas públicas da última década.

Receba as notícias no WhatsAppEntrar
  • blumenau
  • centro cirúrgico
  • cirurgias sus
  • diagnóstico por imagem
  • douglas rafael
Grupo de WhatsApp · Tempo real

Santa Catarina no seu WhatsApp

Entre no grupo oficial do Jornal Razão. As principais manchetes do dia, direto no seu aparelho. Sem spam.

Entrar no grupo
+48 mil catarinenses já acompanham