Logo Jornal Razão
Publicidade

Em homenagem ao cão Orelha, Florianópolis ganha hospital veterinário público com plantão 24 horas

Unidade oferece consultas, cirurgias ortopédicas e oncológicas, internação para até 50 animais.

Em homenagem ao cão Orelha, Florianópolis ganha hospital veterinário público com plantão 24 horas
Foto: Reprodução

O que começou com uma tragédia que comoveu Santa Catarina agora se transforma em um marco na proteção animal da capital. Florianópolis inaugurou nesta quinta-feira (16) o seu primeiro Hospital Veterinário Municipal, e ele carrega o nome de quem inspirou essa mudança: Orelha, o cão comunitário da Praia Brava que morreu após ser agredido em janeiro e se tornou símbolo da luta pelos direitos dos animais.

A unidade funciona anexa à sede da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea), na SC-401, nº 114, no Itacorubi, e representa a maior ampliação já feita no atendimento veterinário gratuito da cidade.

O atendimento é voltado para moradores de Florianópolis que muitas vezes não conseguem arcar com os custos de um veterinário particular. Podem ser atendidos: pessoas inscritas no CadÚnico, protetores de animais cadastrados, responsáveis por animais comunitários registrados na Dibea, pessoas em situação de rua que cuidam de animais e tutores que tenham adotado cães ou gatos no canil e gatil municipal.

Adotou na Dibea? Seu animal tem plano de saúde para a vida toda

Uma das novidades mais significativas é o plano de saúde vitalício para todos os animais adotados na Dibea. Isso significa que quem abrir as portas de casa para um cão ou gato do abrigo municipal terá atendimento veterinário garantido no novo hospital pelo resto da vida do animal, um incentivo concreto para a adoção responsável.

Pela primeira vez, Florianópolis conta com um plantão veterinário público que funciona dia e noite. O atendimento de urgência é destinado a animais de moradores da cidade e aos cães e gatos sob tutela da Dibea.

Publicidade

E mesmo quem não se encaixa nos grupos prioritários não ficará desamparado em uma emergência: se a triagem constatar que o animal corre risco iminente de morte, ele será estabilizado no hospital e encaminhado para continuidade do tratamento em clínicas particulares.

Uma estrutura pensada para salvar vidas

O hospital passou por uma reformulação completa. Agora são cinco consultórios, incluindo uma sala exclusiva para infectologia e zoonoses. A área cirúrgica ganhou três centros equipados para procedimentos que antes eram impossíveis na rede pública municipal, como cirurgias ortopédicas e oncológicas.

“Sempre foi uma necessidade conseguir operar tumores e fraturas nos animais da população que mais precisa. Agora temos essa possibilidade”, destacou o prefeito Topázio Neto. “Florianópolis amplia o acesso ao atendimento para famílias que não têm condições de arcar com esse custo. É uma estrutura que prometemos em campanha e estamos entregando.”

A capacidade de internação chega a 50 animais por dia, com setores separados entre áreas limpas e contaminadas e um espaço de isolamento para pacientes com doenças infectocontagiosas. Para agilizar os diagnósticos, o hospital conta com laboratório próprio, ultrassonografia e raio-X, além de uma sala ambulatorial para medicações e procedimentos rápidos.

Publicidade

Campanha de vacinação também foi anunciada

Durante a cerimônia de inauguração, foi anunciada uma campanha de vacinação animal em Florianópolis, viabilizada com R$ 500 mil em recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Julio Garcia.

Receba as notícias no WhatsAppEntrar

Hospital Veterinário Municipal Orelha Endereço: SC-401, nº 114, Itacorubi, Florianópolis Consultas clínicas: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h Agendamento: WhatsApp (48) 3334-9825 Plantão de emergência: 24 horas, todos os dias

  • animais
  • atendimento gratuito
  • cão Orelha
  • DIBEA
  • Florianópolis
Grupo de WhatsApp · Tempo real

Santa Catarina no seu WhatsApp

Entre no grupo oficial do Jornal Razão. As principais manchetes do dia, direto no seu aparelho. Sem spam.

Entrar no grupo
+48 mil catarinenses já acompanham