A intervenção feita pela Prefeitura de Biguaçu no Hospital Regional Helmuth Nass mostrou resultado imediato. Foi essa nova gestão, instalada após a saída da antiga administradora São Camilo, que evitou que a unidade fosse parcialmente fechada pelo CRM-SC na quarta-feira (12). Ao apresentar documentos, esclarecer pendências e acionar rapidamente a Justiça Federal, a equipe interventora conseguiu reverter a interdição em poucas horas e manter todos os atendimentos funcionando.
O caso começou quando o CRM-SC publicou uma interdição ética parcial baseada em falhas encontradas ainda em 2024 e início de 2025, quando o hospital estava sob comando da São Camilo. As vistorias apontaram falta de médicos, problemas no laboratório e ausência de materiais básicos. A gestão atual explicou que todos esses problemas pertenciam ao período anterior e que a intervenção da prefeitura já havia reorganizado escalas, trocado o laboratório, renovado equipes e reposto insumos.
A nota da interventoria foi categórica: tudo o que o CRM havia apontado em 2024 “já foi amplamente tratado”. Mesmo assim, segundo o hospital, o Conselho se recusou a voltar ao local para confirmar as melhorias. Diante da ameaça de parar cirurgias, UTIs e atendimento obstétrico, a gestão municipal acionou a Justiça ainda na noite de quarta-feira.
No mandado de segurança, o hospital mostrou documentos que comprovam a regularização dos setores e argumentou que a decisão do CRM se baseava em informações antigas, ignorando completamente o trabalho feito desde o início da intervenção. O juiz federal Moser Vhoss concordou. Ele escreveu que, se os problemas vêm desde 2024, não faz sentido interromper tudo de forma brusca, colocando pacientes internados em risco.
Com isso, o magistrado suspendeu imediatamente a interdição ética CRM-SC 002/2025 e devolveu o funcionamento total do hospital. A decisão vale até que o juiz responsável pelo processo analise o caso com mais profundidade.
A gestão interventora reforça que mantém o hospital aberto, com atendimento pleno, equipes completas e materiais em dia. Também afirma que continuará apresentando provas e prestando informações sempre que necessário, garantindo transparência e reforçando que a nova administração está corrigindo erros herdados e recuperando a confiança da população.












